Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Aluno > Orientações para Estágio
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 11h18 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2023, 11h29

Índice de Artigos

REC – Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária

Coordenadoria responsável por orientar os alunos sobre o funcionamento do estágio, divulgando oportunidades e providenciando os formulários necessários, assegurando assim a legalidade dos procedimentos. Além disso, apoia e promove atividades de extensão, colabora nas atividades de ensino, faz o acompanhamento do egresso e apoia as atividades de prospecção de Visita Técnica.

Sobre o estágio a REC alerta que não existe estágio sem o acompanhamento do setor. O primeiro passo para realização de um estágio é procurar o setor que irá acompanhar todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

Procure a REC!

Telefone: (28) 3526-9030
E-mail: rec.cai@ifes.edu.br

Horário de Atendimento Presencial:
Segunda e quarta de 13 às 21h / Terça, quinta e sexta de 11 às 19h*
*consulte o site do campus para atendimento em períodos de recesso escolar, feriados prolongados e outras situações, para horários especiais de funcionamento.
Localização: Bloco Administrativo – 2º Piso – Próximo a biblioteca.

whatsapp rec


Regulamentação

Regulamentação dos estágios dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Educação Superior do IFES.

Nova Resolução do CS nº 58/2018, de 17 de dezembro de 2018. 

Lei Federal que dispõe sobre o estágio de estudantes.

Lei nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008. 


Prezados alunos do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim,

A Coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC) disponibiliza neste espaço os documentos para formalização de estágio. Mas atenção! Em caso de dúvida no preenchimento, procure a REC para que possamos orientá-los. Lembramos que os documentos devem ser preenchidos sem rasura e respeitando a legislação vigente e as especificidades de cada Curso. Alertamos para que tome conhecimento dessa legislação. A Lei Federal nº 11.788/2008 e a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto pedagógico do Curso pode ser solicitado com o(a) Coordenador(a) de cada Curso.

Na dúvida, nos procure.

Saudações.
REC

OBS: Preferencialmente, imprima os documentos frente e verso.

Planejamento do Estágio
Todo estágio deve ser planejado antes de ser iniciado. Assim, para dar início a esse processo o aluno deve enviar à REC (pode ser por e-mail) o Plano de Estágio no mínimo 10 (dez) dias antes da data de início do estágio. Nós vamos abrir um processo à coordenadoria do curso, cujo coordenador tem até 5 dias para analisar e dar seu parecer. Se aprovado, entramos em contato com o aluno para agendarmos a entrega dos documentos originais:
Documentos*:

1) Plano de Estágio (3 vias).
2) Termo de Compromisso de Estágio (3 vias).
3) Termo de Convênio (apenas para empresas não conveniadas) (2 vias).
4) Cópia da Apólice de Seguro contra acidentes pessoais em favor do(a) estagiário(a) (facultativo no caso de estágio obrigatório).
*caso o representante legal da empresa tenha assinatura digital com a possibilidade de verificação, os documentos poderão ser enviados por e-mail.

Formulários
Plano de estágio (quando a realização das atividades ocorrerá no mesmo horário todos os dias da semana) 
Plano de estágio (quando a realização das atividades ocorrerá em horários diferentes dentro da semana) 
Termo de compromisso de estágio 
Termo de convênio 

Execução e Acompanhamento do Estágio
Durante a realização do seu estágio você deverá estar em contato frequente com seu Professor Orientador e com o Supervisor de Estágio. Não esqueça também de diariamente preencher sua folha de ponto e de entregá-la à REC conforme informado na Carta aos Envolvidos enviada por e-mail no início do seu estágio.
Carta aos Envolvidos 
Folha de Ponto 

Avaliação do Estágio
Seu estágio será avaliado durante toda sua realização e ao final do mesmo. Assim, de acordo com a data e modelo indicados na Carta aos Envolvidos enviada para seu e-mail no início do estágio, você deverá entregar um dos Relatórios de Atividades abaixo:
Modelo A 
Modelo B 
Modelo C 

Ao final do Estágio você não pode esquecer-se de entregar o Termo de Realização e Avaliação de Estágio. O processo de finalização de seu estágio só será iniciado após você fazer essa entrega, além das folhas de ponto e relatórios.
Termo de Realização e Avaliação de Estágio 

Vai prorrogar ou alterar outra informação do seu estágio?
Utilize o documento abaixo para fazer qualquer alteração em seu contrato. Ele deve ser preenchido sem rasura em 3 vias, assinados e entregues à REC no mínimo 10 dias antes da data da alteração a ser realizada.
Aditivo 

Vai reincidir?
Se seu estágio for encerrado antes do prazo previsto no Termo de Compromisso de Estágio, você deve informar imediatamente a REC por e-mail. Depois, em até 10 dias, encaminhe a rescisão à REC em 3 vias preenchidas e assinadas, junto com os documentos de finalização do estágio (folhas de ponto, relatórios de atividades, termo de realização e avaliação de estágio).
Rescisão 


Prazos REC

prazos rec 1prazos rec 2


Se você já atua profissionalmente na área em que estuda e seu curso tem estágio obrigatório, você pode solicitar a equiparação de suas atividades profissionais ao estágio obrigatório, desde que essa possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do seu curso, e que as atividades tenham sido realizadas em período em que estava apto a realizar o Estágio Obrigatório.
Para fazer a solicitação preencha o Requerimento abaixo e anexe à documentação necessária, de acordo com o tipo de vínculo profissional que você tem, conforme indicado no requerimento. Inicialmente, os documentos podem ser enviados à REC por e-mail. Caso seja necessário, entraremos em contato para complementação da documentação e/ou necessidade de apresentação de algum documento original:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades profissionais ao estágio obrigatório 
Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pelo aluno 
Relatório de Atividades Profissionais do(a) Aluno(a): preenchido pela empresa 

Também é possível, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico do seu Curso, a solicitação de equiparação de atividades de iniciação científica, monitoria ou extensão ao estágio obrigatório. As atividades devem ter sido realizadas em período em que estava apto a realizar o Estágio Obrigatório.
Inicialmente, os documentos podem ser enviados à REC por e-mail. Para essas modalidades, utilize o requerimento abaixo e anexe os documentos necessários. Caso seja necessário, entraremos em contato para complementação da documentação e/ou necessidade de apresentação de algum documento original:

Requerimento para solicitação de equiparação de atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica ao estágio obrigatório 
Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) aluno(a) 
Relatório de Atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica: preenchido pelo(a) professor(a) supervisor(a) 

 


Como devo proceder para iniciar o Estágio?
O primeiro passo é procurar a REC. Reforçamos que não existe estágio sem o intermédio desse setor. Você será assessorado para o preenchimento dos documentos de forma que os mesmos atendam à legislação em vigor e estejam totalmente preenchidos, sem rasuras, e com as devidas assinaturas e carimbos, conforme solicitado nos respectivos documentos. A formalização do estágio deverá ocorrer, impreterivelmente, antes do início do estágio.

Quantas horas de Estágio posso fazer por dia e por semana?
A jornada diária de estágio não poderá ultrapassar 6 (seis) horas, perfazendo uma carga horária semanal máxima de 30 (trinta) horas, que será definida em comum acordo entre o Ifes, a Unidade Concedente e o Aluno Estagiário. No caso de estágio obrigatório, para o aluno que concluiu toda etapa escolar ou nos períodos em que não estejam programadas aulas presenciais, a jornada diária poderá ser de 8 (oito) horas e a semanal poderá ser de até 40 (quarenta) horas.

E a duração do Estágio?
O aluno poderá estagiar pelo tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente, desde que esse tempo não ultrapasse o período de integralização do curso.

O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório?
Sim. O Seguro contra Acidentes Pessoais é obrigatório e deve ser anexada uma cópia da apólice ao Termo de Compromisso de Estágio.

Quais são os documentos necessários para iniciar o estágio?
Plano de Estágio (3 vias), Termo de Compromisso de Estágio (3 vias), Termo de Convênio para Concessão de Estágio (2 vias) e a cópia da apólice de seguros. Todos devem ser devidamente preenchidos, sem rasuras e devem constar o carimbo da empresa (CNPJ).

Posso entregar primeiro à REC o Termo de Compromisso e depois o Plano de Estágio?
Não. Pois só após a aprovação do Plano de Estágio que o Termo de Compromisso de Estágio será assinado.

Todos os estágios (não obrigatórios e obrigatórios) devem ter documentação?
Sim. Todo estágio deve ser formalizado junto a REC, passando por todo o processo: planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

O meu Estágio pode ser prorrogado?
Sim, desde que não ultrapasse o tempo máximo de 24 (vinte e quatro) meses em uma mesma Unidade Concedente. O aluno deverá trazer o Termo Aditivo preenchido e assinado em 3 (três) vias.


Pesquisa de Egressos

Relatório Pesquisa de Egressos 2010 
Relatório Pesquisa de Egressos 2015 
Relatório Pesquisa de Egressos 2017


Estamos sempre em busca de oportunidades que possam interessar nossos alunos. Fazemos contatos com empresas, ficamos de olho nos concursos públicos, programas de estágio e Trainee. São divulgadas vagas de estágio, emprego, concursos dentre outras oportunidades que tem a ver com os cursos do campus Cachoeiro de Itapemirim. Que tal dar uma olhadinha?!

Você pode clicar aqui ou acessar pelo QR-Code abaixo:

 


Para Discentes

Está precisando de alguma declaração da REC? Acesse o link ou QR-Code abaixo para fazer a solicitação. Por este formulário alunos e egressos podem solicitar os seguintes documentos:

* Nada Consta
* Declaração de Estágio realizado
* Declaração de Estágio em andamento
* Encaminhamento para Estágio

Depois de recebida a solicitação, a REC tem 5 dias para enviar para seu e-mail. Nesse formulário é possível solicitar Nada Consta, Declaração de Estágio Concluído, Declaração de Estágio em Andamento e Encaminhamento para Estágio. Após a solicitação, em até 5 dias, a REC irá enviar o documento solicitado para seu e-mail.

Clique aqui ou acesse pelo QR-Code abaixo:

 

Para Docentes

Professores Orientadores também podem solicitar Declaração de Orientação de Estágio por aqui. Abaixo, estão os tipos de declarações possíveis:

* Declaração de Orientação Individual (de um orientando específico - final ou em andamento)
* Declaração de Orientação por período (orientações ocorridas dentro de um determinado período)
* Declaração de Orientação Geral (serão incluídos todos os orientandos de estágio que já teve)

Depois de recebida a solicitação, a REC tem 5 dias para enviar para seu e-mail.

Clique aqui ou acesse pelo QR-Code abaixo:

 


Que tal contratar um estagiário?

Motivos não faltam: renovação do ambiente de trabalho, jovens com desejo de aprender, preparação de um  possível futuro colaborador, não vai onerar a empresa e ainda contribui para a valorização da empresa, demonstrando sua responsabilidade social.

Sobre o processo de contratação de estagiário, é importante ressaltar que a REC dará toda a assessoria necessária à unidade concedente e ao aluno para assegurar a legalidade dos procedimentos. Os documentos que regulam o estágio são a Lei Federal nº 11.788/2008, a Resolução do Conselho Superior do Ifes nº 58/2018 e o Projeto Pedagógico do Curso.  

Caso tenha alguma vaga de emprego para o perfil de nossos cursos, nós também podemos fazer a divulgação. Em ambos os casos, nós vamos fazer um cartaz com as informações passadas e divulgar nas nossas redes sociais. Também enviaremos para o e-mail de alunos que tenham o perfil solicitado. Se tivermos algum currículo em nosso banco que atenda, também será enviado para a empresa.

Já conhece nossos cursos? Que tal ver se algum perfil atende às necessidades de sua instituição? Clique aqui e conheça os cursos do campus Cachoeiro de Itapemirim.

E então, vamos ser parceiros? Cadastre sua vaga aqui ou acesse pelo QR-Code abaixo:

Fim do conteúdo da página