Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Cachoeiro participam do evento "Simulação Geopolítica do Ifes"

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 15h47 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 15h49

A SIGI foi realizada entre os dias 01 e 03 de setembro em Vitória

A Simulação Geopolítica do Ifes (SIGI), foi realizada entre os dias 01 e 03 de setembro de 2023, no Ifes Campus Vitória. Mais de 700 estudantes, de escolas públicas e privadas do estado do ES, participaram do evento esse ano. Nessa edição tivemos também a participação de uma escola de Minas Gerais, o IFMG Campus Ibirité.

O campus Cachoeiro de Itapemirim participou do evento com um total de 22 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Eletromecânica e Informática. O professor Flávio Palhano Fernandes acompanhou os estudantes durante o evento e cinco (5) deles receberam menções honrosas pela participação nos debates realizados: Ana Luiza Oliveira Passabon; Ana Luiza Oliveira Passabon; João Emmanuel Corrêa; Laiz da Silva de Melo e Myllena Pereira Gomes.

A Sigi é um projeto de extensão organizado por estudantes e servidores. Se trata de uma simulação de diplomacia internacional no formato de órgãos e fóruns da Organização das Nações Unidas (ONU), em que os problemas mundiais são discutidos pelos participantes em comitês organizados para debate. O objetivo é ampliar as possibilidades de ensino de várias disciplinas, comprender temas geopolíticos e elaborar propostas para questões globais. É voltado para o público de discentes das redes pública e privada de Ensino Médio do Espírito Santo.

Nesse evento os estudantes simulam comitês relacionados a ONU e durante três dias, os participantes tiveram a oportunidade de atuar como delegados de diferentes países, discutindo e buscando a resolução de temas globais tais como Mudanças Climáticas, conflitos entre países, Segurança na internet, Direitos das Mulheres nos países árabes, utilização de recursos hídricos, Crise Econômica, etc. Além desses, houve também a simulação de um conflito histórico relacionado à Guerra de Canudos e o enfrentamento entre "Conselheiristas e Republicanos".

O Prof. Flávio agracede em seu nome e em nomes dos estudantes "o apoio da equipe diretiva do Campus Cachoeiro e às coordenadorias de Eletromecânica e Informática pela viabilização do transporte, bem como agradece ao Campus Vitória pelo alojamento. Fica também a menção ao professor Schayder pelo apoio pré-evento e na realização de nossa simulação interna."

Fotos feitas pelo nosso estudante Samuel Silvestre.