Página inicial > Notícias > Confira como foi o IX Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade

Confira como foi o IX Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 18h54 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 18h54

O evento contou com palestras, apresentação de trabalhos e atividade cultural.

Aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro o IX SEMEIA – Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade, organizado pelo Napne – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, do Ifes, Campus Cachoeiro de Itapemirim. O evento gratuito atingiu o público aproximado de 150 participantes, incluindo servidores e alunos do campus e profissionais da rede de ensino municipal e estadual.

O seminário acontece anualmente e aborda temas relacionados à educação inclusiva. Neste ano o IX Semeia discutiu os desafios da Educação inclusiva na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem.

Na solenidade de abertura do evento, as autoridades que compuseram a mesa de honra, entre eles, o coordenador municipal da Educação Especial, professor Rodolfo Blunck, destacaram em seus pronunciamentos a importância do Semeia para a capacitação dos profissionais da educação e da população em geral, para que a inclusão aconteça de fato e o preconceito estrutural do capacitismo e a discriminação das pessoas com deficiência sejam vencidos em nossa sociedade. Reforçaram ainda a necessidade de se promover discussões sobre práticas inclusivas não somente no Semeia, mas em outros eventos que acontecem no campus Cachoeiro ao longo do ano. Em seguida os participantes tiveram a honra de assistir a performance musical “Para ser Feliz”, da artista surda, Gabriela Paris.

Na mesa de redonda de abertura “Possibilidades e desafios da Educação Inclusiva na perspectiva do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)”, as palestrantes professora Angelita Vieira de Morais (Ufes) e a psicóloga Gabriela Neuber (ANIA/BR) trouxeram reflexões importantes sobre a promoção de ambiente seguro e confortável para os estudantes autistas, assim como reforçaram a necessidade de mudanças nas formas de ensinar, não somente para pessoas com deficiência mas para que a aprendizagem seja possível para todos os alunos.

No segundo dia do evento tivemos a apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências, envolvendo a temática do Grupo de Trabalho Prática docente, Inclusão e Educação Especial. O GT recebeu trabalhos de diversas regiões do país.

O encerramento do Semeia foi marcado pela mesa redonda “O processo de inclusão escolar de alunos com deficiência na Educação Básica: desafios e perspectivas”, tendo como palestrantes os professores Alexandro Braga Vieira (UFES) e Ricardo Tavares Medeiros (PMVV), que reforçaram a importância de se olhar a Educação inclusiva não somente sob a perspectiva da Educação Especial, mas como um direito a educação de qualidade de todos.