Página inicial > Notícias > Aula de campo de coleta de amostras para o Projeto Areias de Iriri

Aula de campo de coleta de amostras para o Projeto Areias de Iriri

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 20h26 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 20h26

A atividade aconteceu no municípo de Iriri no dia 27 de novembro.

Local: Iriri
Organizadores: professores Thaís Gualandi e Daniel Vale
Participantes: estudantes do curso de Engenharia de Minas e de Técnico em Mineração

No dia 27 de novembro aconteceu aula de campo com a coleta de amostras de areia em Iriri.
A localidade de Iriri caracteriza-se por apresentar em algumas de suas praias, principalmente na da areia preta, a ocorrência de minerais chamados de maneira genérica de areias monazíticas. A coleta da areia foi realizada por alunos da graduação de Engenharia de Minas e alunos do Técnico em Mineração (curso intercomplementar que é realizado em parceria com a escola pública “Lions Sebastião de Paiva Vidaurre”).
A coleta tem como finalidade a caracterização das areias do projeto “Caracterização das Areias Monazíticas do Balneário de Iriri - ES”.  As areias monazíticas são encontradas em várias partes do mundo, e a monazita é uma fonte significativa de terras raras, um grupo de elementos essenciais em tecnologias modernas, como ímãs de alta performance e eletrônicos avançados. A caracterização dessas areias tem como objetivo avaliar a composição mineralógica e a concentração de elementos radioativos. Baixos níveis de radiação podem estimular a defesa do corpo, por conter certo nível de radioatividade, tendo em vista as propriedades terapêuticas, exemplos da utilização de complexos de terras raras são potenciais aplicações em biomarcadores tumorais e radioterapia. O projeto vendo sendo orientado pelo MSc.Geólogo Daniel Vale e MSc. Geóloga Thaís Gualandi.