Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Cachoeiro e CRA-ES realizam palestra sobre o mercado de trabalho para estudantes do curso Técnico em Controle de Qualidade
Início do conteúdo da página

Ifes Cachoeiro e CRA-ES realizam palestra sobre o mercado de trabalho para estudantes do curso Técnico em Controle de Qualidade

Publicado: Terça, 24 de Fevereiro de 2026, 17h13 | Última atualização em Terça, 24 de Fevereiro de 2026, 18h14

No dia 12 de fevereiro de 2026, o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim promoveu uma palestra técnica voltada aos alunos do curso Técnico em Controle de Qualidade. A atividade foi realizada em cooperação com o Conselho Regional de Administração (CRA-ES) com o propósito de alinhar a formação acadêmica às exigências do setor produtivo.

A palestra foi ministrada por Deidiney Santanna, representante do CRA-ES e empresário do setor de rochas ornamentais. O encontro focou na transição dos estudantes para o ambiente corporativo e abordou os seguintes temas:

  • Registro Profissional no CRA: Orientações sobre a importância da regularização junto ao Conselho para o exercício legal da profissão e o fortalecimento da categoria no mercado.

  • Perfis Profissionais Desejados: Análise das competências técnicas e comportamentais mais demandadas pelas empresas atualmente, com ênfase em proatividade e visão sistêmica.

A atividade foi finalizada com uma Roda de Conversa dedicada ao compartilhamento de experiências práticas, onde foram discutidos os desafios cotidianos da gestão da qualidade e a vivência no setor industrial.

O curso Técnico em Controle de Qualidade é uma iniciativa do Ifes financiada pela Petrobras, visando a qualificação de profissionais com formação técnica para a região sul do estado. 

O evento foi organizado pela coordenação e professores do curso, Gustavo Henrique Barreto Amaral e Murilo Paulino Agrizzi, além de ter contado com o suporte da coordenadoria de Relações Institucionais e Extensão Comunitária (REC), representada por Carlos Paulino Agrizzi.

A atividade marcou a etapa final da jornada acadêmica da turma, que tem sua formatura prevista para o dia 26 de fevereiro de 2026.

registrado em:
Fim do conteúdo da página