Ifes abre inscrições para programa nacional de pré-incubação de ideias inovadoras
Equipes selecionadas farão capacitação online com foco em negócios de impacto socioambiental.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para o processo de pré-incubação do Programa Trilha Nacional de Pré-Incubação Brasil Inovador, iniciativa voltada ao desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, preferencialmente de base tecnológica ou com foco em impacto socioambiental. A chamada pública é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e os Núcleos Incubadores.
As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2026 e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário eletrônico: forms.gle/jFc2Aean4iyXQw7QA. As equipes selecionadas que concluírem a trilha participarão de uma banca de avaliação local e o projeto melhor classificado representará o Ifes na Banca Nacional, com possibilidade de premiação e participação em evento nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ao todo, serão selecionadas 10 equipes compostas por estudantes e servidores da instituição para participar de uma trilha de capacitação 100% online, que inclui mentorias especializadas, apoio à validação de ideias, desenvolvimento de protótipos e estruturação de modelos de negócio. A iniciativa integra o Programa Brasil Inovador, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), por meio do projeto Assistec Inova.
O programa tem como objetivo estimular a criatividade, o pensamento crítico e a transformação de ideias em soluções inovadoras, alinhadas aos desafios sociais, ambientais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, busca fortalecer o ecossistema de inovação regional e ampliar as oportunidades de formação empreendedora e empregabilidade dos estudantes do Ifes.
O edital completo, com todas as regras, critérios de seleção e cronograma, está disponível em agifes.ifes.edu.br/editais.
Fonte: Agifes
Redes Sociais